Saltar para o conteúdo principal

Resultado do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos

 A FCT comunicou hoje os resultados do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os domínios científicos, em que foram selecionados 312 projetos para financiamento. A lista dos projetos recomendados para financiamento e o resumo dos resultados do concurso estão disponíveis aqui.

Este concurso tem uma dotação orçamental de 75 milhões de euros, num investimento suportado por fundos nacionais, através do orçamento da FCT. Este financiamento da FCT através do concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos contribui para a consolidação e o reforço do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, enquanto prioridade da política de ciência e tecnologia nacional, de um modo transversal a todas as áreas científicas.

Os 312 projetos recomendados para financiamento estão distribuídos pelos seguintes domínios científicos: Ciências Médicas e da Saúde – 17,6%, Ciências da Engenharia e Tecnologias – 25,3%, Ciências Naturais – 17,9%, Ciências Sociais – 12,2%, Ciências Exatas – 11,2%, Ciências Agrárias – 8,7% e Humanidades – 7,1%. Os investigadores principais que lideram os projetos financiados são na maioria homens, representando 56,7% do total, e 13,5% são investigadores estrangeiros, de 20 nacionalidades, que trabalham em centros de investigação em Portugal e lideram 42 dos projetos selecionados.

As candidaturas decorreram de 30 de janeiro a 30 de abril deste ano. Foram submetidas 5847 candidaturas ao concurso e um total de 3317 candidaturas foram consideradas elegíveis, em conformidade com os termos do aviso de abertura de concurso. A taxa de sucesso do concurso foi, assim, de 9,4% das candidaturas elegíveis.

As candidaturas foram avaliadas por 33 painéis de avaliação, de acordo com a respetiva área científica, tendo participado na avaliação 503 avaliadores externos estrangeiros. Cada proposta foi avaliada e classificada pelo mérito científico e caráter inovador do projeto, mérito científico da equipa de investigação, exequibilidade do programa de trabalhos e contributo para a acumulação de conhecimentos e competências. Em cada painel, as propostas foram ordenadas de acordo com o seu mérito e a seleção foi feita de modo a garantir uma taxa de sucesso semelhante em todos os painéis de avaliação em termos de volume de financiamento elegível solicitado.

O concurso de projetos de IC&DT em todas as áreas científicas tem uma periodicidade anual e integra o conjunto dos grandes concursos estruturantes da FCT, cuja calendarização está estabelecida até 2022 e publicada no site.