Saltar para o conteúdo principal

Resultados do 1.º Concurso FCT e Aga Khan

Nesta quinta-feira, dia 12 de julho, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Aga Khan apresentam os 16 projetos selecionados para financiamento no âmbito do 1.º concurso realizado no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Imamat Ismaili em 2016. A sessão, que decorre no âmbito do Jubileu do Príncipe Aga Khan, tem lugar no Centro Ismaili, em Lisboa, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Comendador Nazim Ahmad, Representante Diplomático do Imamat Ismaili junto da República Portuguesa.

O concurso para o financiamento de projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, destinados a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas, técnicas, humanas e sociais dirigidas ao incremento da Qualidade de Vida nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e noutras regiões de África, foi lançado em 2017. Nesta edição, podiam candidatar-se iniciativas existentes e colaborações em curso entre instituições científicas e académicas africanas e portuguesas.

Das 73 candidaturas elegíveis submetidas, foram selecionadas 16, distribuídas por oito países africanos. Os projetos apoiados no âmbito deste concurso têm a duração de três anos e representam um investimento total de 4,6M€. Terão um impacto significativo em África, nomeadamente nos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP). Dada a natureza específica do Protocolo e a iniciativa inédita em Portugal, a sua implementação será acompanhada por um Painel Científico de Acompanhamento Externo, presidido por António Rendas, da Universidade Nova de Lisboa. Esse painel assegurará a monitorização dos projetos, por forma a garantir a concretização dos resultados científicos propostos e o impacto desejado na Qualidade de Vida dos países africanos envolvidos.

O lançamento do segundo concurso no âmbito deste protocolo, para novas colaborações, será anunciado durante a sessão.