Saltar para o conteúdo principal

Resultados do Concurso de Projetos de IC&DT 2021 da cooperação FCT-CERN

A FCT publicou hoje os resultados do Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) no âmbito do acordo de cooperação entre Portugal e o European Laboratory for Particle Physics (CERN), referente ao ano de 2021. O concurso recebeu 36 candidaturas, tendo sido recomendadas para financiamento 31 projetos, que correspondem a um financiamento global de 2,5 milhões de euros. Consulte os resultados.

O concurso apoiará os projetos pelo período máximo de 24 meses, prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados. Os projetos aprovados serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O CERN foi criado em 1953 e, de acordo com a Convenção assinada pelos Membros Fundadores, tem como objetivo principal a “promoção e a colaboração entre Países Europeus na área da investigação fundamental no domínio da Física da Altas Energias (FAE), de modo a permitir à Europa a liderança nesse domínio”. Tornou-se no maior laboratório de física de partículas do mundo, e está localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça. A adesão de Portugal ao CERN foi assinada no ano de 1985, com início a 1 de janeiro de 1986, sendo um dos 23 Estados Membros financiadores do laboratório.

Através deste concurso, a FCT pretendeu apoiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico associados às colaborações científicas oficiais ou reconhecidas pelo CERN, bem como projetos de base tecnológica no domínio das ciências aplicadas, em colaboração com atividades apoiadas pelo mesmo Laboratório.

Para mais informações, consulte a página do concurso.