Saltar para o conteúdo principal

Resultados dos Concursos para Projetos Exploratórios do MIT Portugal e da CMU Portugal

A FCT publicou esta semana os resultados das candidaturas aos Concursos para Projetos Exploratórios no âmbito dos Programas MIT Portugal 2021 e CMU Portugal 2021. No concurso do Programa MIT Portugal 2021, que contou com 22 candidaturas elegíveis, foram indicados 8 projetos para financiamento, num total de 386.795€ de investimento. O concurso do Programa CMU Portugal, com 33 candidaturas elegíveis, finalizou com 6 projetos propostos para financiamento, num total de 390.580€ de investimento.

Os projetos de investigação exploratória no âmbito do Programa MIT Portugal 2021 são direcionados para o desenvolvimento de produtos e serviços de elevada performance tecnológica, entre parceiros públicos e privados e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). Os projetos aprovados vão aprofundar desenvolver investigação nas seguintes matérias: análise do registo ambiental e climático de espeleotemas portuguesas; reciclagem do CO2 com plasmas; modelos de dados espácio-temporais e algoritmos para as ciências da terra; líquidos iónicos e estruturas porosas para a valorização de CO2; sistemas eutécticos como eletrólitos sustentáveis para armazenamento de energia, infraestruturas oceânicas de transporte hiperloop de inspiração biomimética, engenharia de interface para uma nova geração de baterias de iões de lítio, e impressão 3D de textura molecular em plásticos.

Os projetos de Investigação Exploratória do Programa CMU Portugal 2021 destinam-se a apoiar equipas de investigadores de instituições portuguesas, da Carnegie Mellon University (CMU) e de parceiros empresariais, a iniciarem atividades de investigação com elevado potencial de impacto e relevância estratégica para o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal). Os projetos irão desenvolver investigação em matérias tão diversificadas como: a ciência de dados aplicada aos cuidados de saúde, a criação de satélites (PocketQube), a interação humano-robot, a supervisão de tráfego para Investigação de Cibercrime, a inteligência artificial aplicada design de exoskins robóticas personalizáveis, e a deteção de vulnerabilidades de injeção em aplicações node.

O Programas MIT Portugal e CMU Portugal inserem-se numa rede de programas de cooperação internacional de Portugal com instituições de vários países ao abrigo da iniciativa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, promovida pela FCT. Inclui parcerias com outras universidades de referência dos EUA, como a UT Austin-Portugal e a Harvard Medical School, mas também com instituições de outros países, como o Imperial College London e a Fraunhofer. A cooperação com instituições internacionais ao abrigo desta iniciativa permite valorizar a internacionalização da investigação científica e tecnológica, potenciando a inovação na pesquisa e a mobilidade dos investigadores e criando oportunidades para o surgimento e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica.