Saltar para o conteúdo principal

Resultados Finais da 2.ª edição do CEEC Individual

A FCT anunciou os resultados finais da 2.ª edição do CEEC Individual após audiência prévia. O processo do concurso foi concluído com a atribuição total de 308 contratos de trabalho a investigadores doutorados. Isto significa que vão ser celebrados mais 8 contratos do que os que estavam previstos no lançamento do concurso.

No final de novembro, a FCT apresentou os resultados da avaliação das candidaturas e, em maio de 2020, decidiu iniciar a celebração dos primeiros 300 contratos de trabalho com os investigadores propostos para financiamento, antes de estar concluído o processo de análise dos comentários submetidos em audiência prévia, com o compromisso de acrescentar os contratos que vierem a ser selecionados após avaliação das audiências prévias. Deste modo, os investigadores puderam iniciar os seus contratos e planos de trabalho nas instituições de acolhimento, sem ter de aguardar pelos resultados após a audiência prévia. Em resultado da audiência prévia, 8 novos contratos foram selecionados para financiamento, que a FCT irá agora enviar para as instituições contratantes.

Estes 308 contratos estão distribuídos por quatro categorias contratuais do concurso: 162 contratos de Investigador Júnior, 108 de Investigador Auxiliar, 37 de Investigador Principal e 1 de Investigador Coordenador. E estão distribuídos por seis grandes áreas científicas: 99 contratos em Ciências Naturais, 58 em Engenharias e Tecnologia, 51 em Humanidades e Artes, 46 em Ciências Sociais, 34 em Ciências Médicas e da Saúde e 20 em Ciências Agrárias e Veterinárias.

Dos 308 investigadores selecionados, 51% são mulheres. Os resultados indicam que Portugal está mais atrativo no panorama internacional, com os investigadores de nacionalidade estrangeira a representar 31% do total dos candidatos selecionados para contrato, em comparação com 25% no concurso anterior. Os países estrangeiros mais representados pelos investigadores selecionados são Espanha (23 investigadores), Itália (18), França (10) e Alemanha (9).

O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico, lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016.