Saltar para o conteúdo principal

Semana da Ciência e da Tecnologia 2018

Durante esta semana, de 19 a 25 de novembro, tem lugar a Semana da Ciência e da Tecnologia 2018. A Semana é assinalada com inúmeras atividades promovidas pelas instituições científicas, universidades, escolas e museus, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas de conhecimento.

Uma das áreas em destaque é o Espaço, com atividades como as SpaceTalks, que nos dias 23 e 24 de novembro vão trazer até ao Porto o chefe da equipa de Operações de voo da Exomars 2020, o português Tiago Loureiro. A sua equipa é responsável por controlar e fazer aterrar em Marte a nave que transporta o rover (veículo explorador robótico) e a Plataforma de Superfície da Roscosmos. No dia 23, o engenheiro da ESA irá participar numa sessão na Escola do Cerco, com alunos do secundário. No dia 24, participa na iniciativa “3, 2, 1…Descolagem!!” no âmbito das comemorações dos 20 anos do Planetário do Porto, num evento que terá atividades durante toda a tarde e para todas as idades.

Durante as próximas semanas e em dezembro decorrem mais Space Talks em diferentes pontos do país:

– Estação Espacial Internacional, o que é? – Torres Vedras – 24 de novembro de 2018 – Torres Vedras Lab Center

Noites no Observatório – Lisboa – 24 de novembro de 2018 – Planetário Calouste Gulbenkian

Conversas no Espaço – Coimbra – 27 de novembro de 2018 – Departamento de Física da Universidade de Coimbra

Science Café: Other Earths in the Universe? – 15 de dezembro de 2018 – Observatório do Lago Alqueva 

As Space Talks são organizadas pela ESA e promovidas em Portugal pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com o apoio do Ciência Viva.