Saltar para o conteúdo principal

Sessão “25 anos da FCT na Ciência: Emprego Científico e Carreiras Científicas”

A 3.ª conferência científica do programa das Comemorações dos 25 anos da FCT será em torno do tema “Emprego Científico e Carreiras Científicas” (Programa) e vai decorrer no dia 31 de março, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A sessão é de participação livre mas requer uma inscrição prévia e também será transmitida online.

A sessão abrirá com as intervenções da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Serão abordadas diversas perspetivas sobre o Emprego Científico em Portugal, bem como noutros países, havendo lugar ainda para uma mesa de discussão dedicada ao tema “Carreira Científicas”.

A FCT implementou em 2018 o programa de Estímulo ao Emprego Científico, com o objetivo de reforçar o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e de promover oportunidades de emprego para doutorados. Este programa é executado através dos concursos Estímulo ao Emprego Científico – Individual (CEEC Individual) e Estímulo ao Emprego Científico – Institucional (CEEC Institucional).

Estes concursos funcionam enquanto instrumentos de financiamento da contratação de investigadores e estão definidos pelo Regulamento do Emprego Científico publicado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016. Destinam-se a investigadores doutorados de qualquer nacionalidade, em todas as áreas do conhecimento e que pretendam realizar a sua atividade de investigação científica ou de desenvolvimento tecnológico nas instituições que integram o SNCT.

Com quatro edições finalizadas, o concurso anual do CEEC Individual atribuiu até à data um total de 1536 contratos, tendo este concurso tornado mais acessível a integração contínua e sistemática de novos doutorados, que identificam previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação. O CEEC Institucional já possibilitou a atribuição de 717 contratos a investigadores doutorados e é dirigido a instituições ou a redes compostas por várias entidades, visando o apoio a planos de Emprego Científico e Desenvolvimento de Carreiras Científicas por Instituições de Ensino Superior, Laboratórios do Estado e outras instituições científicas, públicas ou privadas.