Sessão FCT – Fundação La Caixa
Tópicos
No dia 17 de junho, pelas 15h00, o Teatro Thalia em Lisboa recebe uma sessão que visa reforçar a cooperação entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação La Caixa (FLC). A cooperação entre as instituições pretende ser permanente e pluridisciplinar, orientada para apoiar e estimular novas atividades de investigação e inovação e o posicionamento de Portugal na Ibéria e na Europa, tendo por base três linhas de financiamento e valorização de projetos de investigação e inovação:
a) Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b, iniciado em 2018, com duas edições já concluídas e 16 projetos já em curso com instituições nacionais de I&D, estando em curso o lançamento da terceira edição desta iniciativa;
b) Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s, com o lançamento da primeira edição, já em fase de admissão de candidaturas para 2020;
c) Programa Promove, orientado para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação, alargando o âmbito de edições anteriores, o lançamento de uma nova fase no verão 2020.
As três iniciativas têm em comum um princípio de “matching funds”, através do qual a FCT iguala a contribuição da FLC para projectos de investigação e inovação a realizar em Portugal, que venham a ser selecionados em cada concurso anual.
Desde 2018, e no âmbito da iniciativa i4b, já estão contratualizados mais de 6.4 milhões de euros com instituições de I&D nacionais. Nos próximos 5 anos, entre 2020 e 2025, as três iniciativas devem investir mais cerca de 20 milhões de euros em projetos de investigação e inovação em Portugal.
No caso do Programa Promove, haverá um quadro específico para permitir que os projectos possam ser integrados nos objetivos estratégicos do Governo Português para o desenvolvimento e valorização do interior.
Na sessão serão ainda apresentados os dois projetos portugueses recentemente premiados no âmbito do Programa Caixa Impulse de apoio à resposta global ao COVID-19, designadamente: i) o desenvolvimento de uma vacina translacional para prevenir a COVID-19; e ii) o projeto ATENA sobre o desenvolvimento de um ventilador invasivo.
A sessão será transmitida em Webstreaming aqui
Programa do Evento:
15h00 Abertura:
- Helena Pereira, FCT
- Artur Santos Silva, FLC
15h15: Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b (breves apresentações)
- Rui Cerqueira, Universidade do Porto
“Sequential Cardiac Resynchronozitaion Therapy”
- Bruno Silva-Santos, Instituto de Medicina Molecular – IMM
“Next generation CAR-DOT cells for allogeneic adoptive cancer immunotherapy”
- Miguel Soares, Instituto Gulbenkian de Ciência – IGC
“Metabolic Reprograming in Sepsis”
- Leonor Saúde, Instituto de Medicina Molecular – IMM
“A novel approach to promote spinal cord regeneration in mammals”
15h45: Caixa Impulse – apoio à resposta global ao COVID-19 (breves apresentações)
- Helena Florindo, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
“Desenvolvimento de uma vacina translacional para prevenir a COVID-19”
“Sentizing pancreatic cancer to immunotherapy”
- Tiago Rebelo, CeiiA
“ATENA: Desenvolvimento de um ventilador invasivo”
16h05 Debate
- Isabel Ferreira, Secretária de Estado para a Valorização do Interior, MCT
- João Ferrão, ICS e FLC
- Mireia Castillo-Martin, Fundação Champalimaud
- Eduardo Coelho, Stabvida
Moderadores: José Amaral, FLC; José Paulo Esperança, FCT
16h30 Encerramento
- Assinatura dos protocolos FLC-FCT
Intervenção final: Manuel Heitor, MCTES