Saltar para o conteúdo principal

Sessões do Workshop Gender Research 4 Covid-19 estão disponíveis para visualização

Nos dias 23 e 24 de março, a FCT e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) promoveram um workshop com o tema “COVID 19 e Igualdade de Género: Investigação sobre os Impactos da Pandemia e Contributos para as Políticas Públicas”. Esta reunião online, dedicada ao apoio especial a projetos de investigação Gender Research 4 Covid-19 lançado pela FCT e que já pode ser visualizada online, contou com um máximo de 368 participantes – 239 no primeiro dia e 129 no segundo.

Neste workshop participaram 15 dos projetos aprovados para financiamento, que fizeram uma apresentação da investigação que têm em curso ao abrigo desta linha de financiamento da FCT sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na vida de mulheres e homens, que também estão incluídos numa brochura editada pela FCT para esta ocasião e que está disponível aqui. O programa da sessão contou também com a presença  da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, do Ministro da Ciência, da Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, da Presidente da FCT, Helena Pereira, e da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.

O apoio especial Gender Research 4 Covid-19, para projetos de investigação sobre o impacto da emergência de saúde provocada pela COVID-19 nas desigualdades de género e violência contra as mulheres e violência doméstica, foi promovido pela FCT, em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Teve como finalidade financiar projetos e iniciativas que permitam a produção e difusão de conhecimento sobre os impactos de género da pandemia provocada pela COVID-19 e da divulgação dos planos de contingência e medidas adotadas para a conter e resolver.