Saltar para o conteúdo principal

Transporte celular poderá ajudar os nervos da espinal medula a recuperar de lesões

As lesões na espinal medula levam muitas vezes a situações de paralisia, afectando marcadamente quem as sofre e as suas famílias. Uma das questões não-resolvidas na área das neurociências é o motivo pelo qual as fibras nervosas do sistema nervosos central (o cérebro e espinal medula) não regeneram após uma lesão. O mistério torna-se ainda mais intrigante por as fibras do sistema nervoso periférico (que inervam os membros e os órgãos do corpo) terem esta capacidade de regeneração. Milhares de cientistas, em todo o mundo, tentam resolver esta questão. Uma equipa de investigadores do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto revela agora que o transporte de moléculas e componentes celulares nas fibras é um potencial alvo para a regeneração do sistema nervoso central.

Num estudo publicado na revista Journal of Neuroscience, a equipa liderada por Mónica Sousa estudou o comportamento de células dos gânglios das raízes dorsais, estruturas com fibras que se estendem para a periferia do corpo e para a espinal medula. Apenas as fibras periféricas regeneram após uma lesão; as fibras que se estendem para a espinal medula não têm esta capacidade. A equipa descobriu que as células lesionadas na periferia registam um aumento do transporte de moléculas e componentes da célula ao longo das fibras, em direção ao local da lesão. Surpreendentemente, o mesmo acontece nas fibras centrais, que se ligam à espinal medula.

Este fenómeno poderá explicar a razão pela qual as fibras centrais dos gânglios das raízes dorsais adquirem capacidade de regenerar: toda a maquinaria e componentes necessários à regeneração da lesão estão presentes e a funcionar. A manipulação do transporte nas fibras poderá abrir caminho a formas de aumentar a capacidade regenerativa das fibras do sistema nervoso central.

Este estudo foi financiado pela FCT, através de um projeto Collaborative Research Grant, do Programa Harvard Medical School – Portugal.