Saltar para o conteúdo principal

Tu vais de férias e eles vão contigo. Centro Internet Segura lança websérie Net com Consciência

O primeiro episódio, “Dependência online”, estreou a 15 de julho, e o segundo episódio foi lançado hoje, dia 22 de julho, às 15h00.

O João e a Joana são dois jovens que não vivem sem Internet ou Redes Sociais. Só que nem sempre estão conscientes dos conteúdos que partilham ou dos riscos a que estão sujeitos quando estão online, e por isso andam constantemente em sarilhos. Para se tornarem mais responsáveis e atentos, serão surpreendidos pelas suas próprias consciências.

Numa clara alusão aos filmes Matrix e Tron, os atores Alexandre Silva, Pedro Górgia e Tiago Aldeia protagonizam as consciências online destes jovens. Num registo humorístico, as personagens identificam riscos associados à dependência online e a comportamentos como o cyberbullying, sexting, dating, gaming, reputação online e discurso de ódio, entre outros. No final de cada vídeo são divulgados os contactos telefónicos da Linha Ajuda do Centro Internet Segura, o principal canal de esclarecimento e apoio do projeto.

A produção dos vídeos é uma das iniciativas promovidas pelo Centro Internet Segura na área da sensibilização para a utilização responsável da Internet e das tecnologias, dirigida a jovens. Esta iniciativa é paralela à peça de teatro ID – a tua marca na Net!, do programa “Comunicar em Segurança” da Fundação PT. A peça conta com a participação dos mesmos atores e é uma das atividades dinamizadas durante o ano letivo nas escolas e teatros do país.

Para dar continuidade à estratégia de comunicação desenvolvida durante o ano letivo, o lançamento da série Net com Consciência coincide com os meses das férias escolares. Nesta altura do ano os jovens estão mais vulneráveis aos riscos da exposição online, pelo que se procurou atuar fora do ambiente da escola. “Tu vais de férias e eles vão contigo” é a mensagem teaser que antecedeu o lançamento do primeiro vídeo. O episódio 01 saiu a 15 de julho, e o segundo episódio ficará disponível no dia 26 de julho no Youtube e no Facebook do Internet Segura. A websérie será ainda adaptada para formatos acessíveis a pessoas cegas e pessoas surdas.

Ainda no âmbito da promoção da segurança e utilização positiva da Internet, comemora-se em fevereiro o Dia da Internet Segura (Safer Internet Day, em inglês). Este ano, Portugal assinalou a efeméride internacional a 4 de fevereiro com a realização do Seminário Faz a tua Parte por uma Internet Melhor, em Lisboa. O encontro envolveu académicos, psicólogos, forças de investigação criminal, associações juvenis, media, entre outros especialistas, na discussão sobre os desafios que a utilização da Internet suscita no comportamento das pessoas e, em particular, no dos jovens.

O Centro Internet Segura enquadra-se no consórcio coordenado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, numa parceria com a DGE – Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a Microsoft Portugal e a Fundação PT, que integra o consórcio desde o início de julho.