Saltar para o conteúdo principal

Veniam’Works preparada para expandir redes WiFi para cidades dos EUA

Na cidade do Porto mais de 600 autocarros e táxis foram transformados em hotspots WiFi, graças à tecnologia desenvolvida pela empresa spin-off Veniam’Works. A tecnologia permite a ligação dos autocarros à rede wireless partilhada por todos os veículos assim como à rede de fibra ótica digital da cidade. O Porto alberga assim a maior rede veicular no mundo: cerca de 80 000 utentes dos autocarros e táxis acedem gratuitamente aos seus equipamentos móveis recorrendo ao WiFi da Veniam; três terabytes de dados são transferidos mensalmente na rede veicular. A tecnologia está também a ser implementada em espaços controlados, como portos e terminais de contentores, onde oferece melhor cobertura wireless, maior segurança, comunicação bidirecional e aquisição de dados em tempo real. 

Em dezembro, a Veniam angariou 4,9 milhões de dólares em capital de risco, que lhes permitirá “expandir rapidamente nos EUA, com maior momentum”, como explica João Barros, Diretor e fundador da Veniam. Os investidores estão confiantes que a tecnologia da Veniam permitirá que outras cidades consigam fornecer a largura de banda necessária para que equipamento se liguem à Internet e uns aos outros eficazmente.

A propriedade patenteada da Veniam foi desenvolvida no Instituto de Telecomunicações (IT) e na Universidade de Aveiro, como parte do Programa CMU-Portugal, financiado pela FCT. Veniam está sediada na Califórnia, com escritórios no Porto e em Aveiro. Até 2016, o trabalho da Veniam foi assegurado por projetos financiados pela FCT e da Comissão Europeia.

Para João Barros, que foi também Diretor do Programa CMU-Portugal, o papel da FCT no sucesso da Veniam é evidente, “Sem o investimento continuado da FCT na área das tecnologias de informação e comunicação, em particular através do programa CMU Portugal, dificilmente teria sido possível desenvolver as soluções de ponta, que a Veniam hoje comercializa. O financiamento da FCT, conjugado com projetos europeus e apoios do QREN, permitiu realizar a prova de conceito e evoluir a solução desde as ideias iniciais até ao produto final: uma rede WiFi de veículos que hoje conta com mais de 80 000 utilizadores, levando terabytes de dados do mundo físico para a Internet e colocando a cidade do Porto no mapa das smart cities a nível mundial.”

Conseguir a aceitação do mercado é apontado como o maior desafio, “A ciência e tecnologia é apenas 10% do produto final”, afirma João Barros, acrescentando, “Em tecnologias de ponta com as da Veniam, só com investidores fortes, pacientes e experientes é possível uma start-up ter músculo suficiente para aguentar a pressão diária e ultrapassar as barreiras de entrada para o mercado.”

O Programa CMU-Portugal (em TIC) é um de 4 parcerias com universidades norte-americanas financiadas pela FCT desde 2006. Os outros 3 programas são o Programa UTAustin-Portugal (em Tecnologias Emergentes), o Programa MIT-Portugal (em Sistemas de Engenharia) e o Programa Harvard Medical School-Portugal (em Investigação Translacional e Informação). O apoio da FCT ascende a cerca de 10 milhões de euros por ano.