Saltar para o conteúdo principal

Webinar do Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras

O Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras (EJP RD, sigla em inglês) realiza no próximo dia 15 de dezembro o webinar “Conheça o Programa Europeu para as Doenças Raras”. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória.

O programa reúne mais de 135 organizações de 35 países, com o objetivo de criar um ecossistema sustentável e permitir um círculo virtuoso entre investigação, cuidados de saúde e inovação médica. Portugal encontra-se representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCT, e pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

A necessidade de uma maior coordenação e alinhamento nacional com este programa levou à criação, em 2020, do National Mirror Group Português (NMG-P) do EJP RD, que é coordenado pelo INSA em colaboração com a FCT e a Direção Geral Saúde (DGS), integrando também a Comissão Nacional para os Centros de Referência (CNCR), a União das Associações das Doenças Raras de Portugal (RD-Portugal), a Orphanet Portugal e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).

Uma das atribuições do grupo NMG-P é a divulgação do EJP RD e das oportunidades e ferramentas que tenham interesse para a comunidade nacional de doenças raras (financiamento, ações de formação, mentoria, plataformas e outros), de modo a aumentar a participação e a capacitação de investigadores, clínicos, associações de doentes e empresas nacionais nesta área.

Programa e inscrições aqui.