Saltar para o conteúdo principal

Presidente da FCT reuniu com Diretor Executivo da JPI Oceans

Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Madalena Alves, e Diretor Executivo da JPI Oceans, Thorsten Kiefer na biblioteca da FCT

A Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Madalena Alves, e o Diretor Executivo da JPI Oceans, Thorsten Kiefer, reuniram-se no passado dia 24 de março, num encontro em que foi discutida a participação nacional nos vários instrumentos de implementação (Ações Conjuntas) da JPI Oceans – Iniciativa de Programação Conjunta, Mares e Oceanos Saudáveis e Produtivos.

Durante a reunião foram abordados os knowledge hubs, os concursos transnacionais conjuntos e a partilha de infraestruturas de investigação como acesso a navios de investigação para implementação de atividades conjuntas europeias que permitam implementar a Estratégica de Investigação e Inovação da JPI Oceans. Foi ainda mencionada a relevante e profícua colaboração entre a FCT e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA) no acompanhamento do envolvimento nacional nesta iniciativa de programação conjunta, a única das 10 existentes com estrutura legal estabelecida, que permite que Portugal tenha uma ativa contribuição para as atividades da JPI Oceans, com um relevante benefício para a comunidade científica nacional e para a sociedade em geral. Tendo em conta as atuais alterações no Espaço Europeu de Investigação, designadamente com a implementação da Parceria Europeia Sustainable Blue Economy Partnership e a Missão Europeia Restore our Ocean and Waters, foi ainda discutida a relevância da JPI Oceans no atual Programa Quadro da União Europeia.

Sendo a próxima edição do Encontro Ciência 2023 focada no tema “Oceano e Águas: Potenciar o Contributo da Ciência”, a Presidente da FCT aproveitou ainda a ocasião para convidar o Diretor Executivo da JPI Oceans para estar presente no próximo encontro nacional da ciência em Portugal, que se realizará nos dias 5, 6 e 7 de julho de 2023, no Campus Universitário de Santiago, Universidade de Aveiro.

A JPI Oceans, criada, em 2011, é uma plataforma de coordenação e integração estratégia, de nível político e não puramente científico, aberta a todos os estados-membros da UE e países associados que invistam em investigação marinha e marítima. Atualmente, esta iniciativa integra 20 países, cobrindo todas as bacias oceânicas europeias. Portugal participa na JPI Oceans desde a sua fundação, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tendo como delegados nacionais colaboradores da FCT e do IPMA, entidades respetivamente com competências na área do financiamento de ciência e tecnologia e na área científica do oceano.