Saltar para o conteúdo principal

Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023 / 2024

Avaliação das Unidades de I&D 2023-2024

Termina no próximo dia 17 de abril o prazo para a submissão de candidaturas no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D, promovido pela FCT.

Na presente edição deste concurso (2023/2024), a FCT introduziu algumas alterações ao processo de avaliação face ao exercício anterior (2018/2018), as quais estão presentes no Regulamento nº 1251-A/2023, publicado a 21 de novembro de 2023. O processo de candidatura envolveu três fases distintas e sequenciais, que incluíram o registo das Unidades no Portal de Ciência e Tecnologia, o registo das equipas de Investigação e a candidatura das Unidade de I&D.

Uma vez terminado o prazo de submissão de candidaturas, segue-se o processo de Avaliação das Unidades, que também regista um conjunto de diferenças relativamente à edição anterior, com o objetivo de aprofundar a natureza qualitativa, participada e colegial desta avaliação. Estas alterações refletem-se no tempo de interação das unidades com os painéis de avaliação, participação das unidades nas diferentes fases do processo, aumento do número de leitores por candidatura, introdução de um modelo de avaliações colegiais, maior número de reuniões plenárias ao longo do processo, introdução do formato de CV narrativo e um novo modelo de avaliação multidisciplinar.

Recorde-se que as Unidades de I&D são avaliadas periodicamente por painéis de avaliadores internacionais, que atribuem uma classificação e um financiamento para o período plurianual seguinte. A avaliação que será realizada incide sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pelas unidades de I&D entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 e sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e organização para o período 2025-2029.

As 312 Unidades de I&D atualmente financiadas pela FCT para o período 2020-2024 distribuem-se por diversas áreas de conhecimento e em todo o território nacional. Podem ser consultadas as unidades de I&D financiadas no Atlas das Unidades de I&D, publicado pela FCT.