Programa Promove 2024 da Fundação “la Caixa” atribui 5,2M€ e conta com parceria da FCT

Há novos projetos e ideias a nascer no Interior de Portugal para valorizar o território, na edição de 2024 do Programa Promove – O Futuro do Interior. Os vencedores da 6.ª edição do Programa foram agora conhecidos e estão selecionadas 45 iniciativas de um total de 134 candidaturas, que irão receber um apoio total superior a 5,2 milhões de euros, a fundo perdido.
O Programa Promove – O Futuro do Interior é uma iniciativa da Fundação “la Caixa”, em parceria com a FCT e com a colaboração do BPI, que tem o objetivo de apoiar iniciativas altamente inovadoras que contribuam para o desenvolvimento e valorização das regiões do Interior.
Extrair pigmentos de árvores para uso na indústria têxtil, recorrer aos burros de Miranda na prevenção de incêndios rurais, ou aproveitar o poder da inteligência artificial para otimizar a rega de olivais ou a produção de queijo, são alguns exemplos de projetos inovadores com potencial para valorizar o Interior de Portugal de forma sustentável, e que contam agora com este apoio. Da lista dos vencedores fazem parte 11 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores (cofinanciados pela FCT), 18 projetos-piloto e 16 ideias inovadoras. Os projetos apoiados repartem a sua operacionalização entre as regiões do interior norte (11), centro (10) e Alentejo (8). Na vertente das ideias inovadoras, dirigida a estudantes do ensino superior, a região centro regista dez das equipas selecionadas, enquanto a região norte tem seis equipas.
Desde que o Programa foi lançado, em 2018, esta é a edição com mais iniciativas apoiadas e com um maior valor total de apoio. Nas suas seis edições, o Programa Promove já apoiou 146 iniciativas, num investimento total que ronda os 17 milhões de euros (5 milhões de euros da FCT).
Conheça os resumos dos projetos vencedores da 6.ª edição do Programa e as ideias que contribuem para a valorização do Interior.
As candidaturas para a 7.ª edição do Programa Promove iniciam a 25 de novembro de 2024 e irão decorrer até 29 de janeiro de 2025.