Saltar para o conteúdo principal

Acesso Aberto a Publicações Científicas

As vantagens da disponibilização de publicações em Acesso Aberto são amplamente reconhecidas. Os seus benefícios incidem, de forma direta, sobre a investigação, facilitando a interdisciplinaridade e aumentado a visibilidade do conhecimento produzido, mas também causam impacto a nível social e económico, levando a investigação a profissionais de outras áreas, a empresas e a públicos interessados. Por isso, este movimento conta com o apoio empenhado de investigadores, universidades e instituições de I&D, organizações internacionais e agências públicas financiadoras de investigação. 

Portugal é reconhecido na Europa pela sua política inovadora em matéria de Acesso Aberto, tendo os Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) um papel essencial no aumento da visibilidade do conhecimento produzido pelas universidades portuguesas, assim como na rápida expansão dos repositórios institucionais de Acesso Aberto a nível nacional.  

Em 2014 entrou em vigor a Política de Acesso Aberto a Publicações Científicas resultantes de Projetos de I&D Financiados pela FCT. No seu essencial, a política determina que as publicações de resultados científicos, que sejam sujeitas a revisão por pares ou outra forma de revisão científica, devem ser depositadas num dos repositórios em Acesso Aberto do RCAAP, logo que possível, de preferência por altura da aceitação da publicação.  

Políticas e Estratégias