Saltar para o conteúdo principal

Supercomputação ao alcance de Startups e PME: FCT lança o novo programa InovIA

Imagem alusiva ao lançamento dos Vouchers InovIA

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade de serviços digitais FCCN, lançou o novo programa InovIA – Vouchers para Inovação, destinado a democratizar o acesso à supercomputação e à inteligência artificial. Startups e Pequenas e Médias Empresas (PME) poderão candidatar-se à utilização de gratuita de recursos computacionais avançados para o desenvolvimento dos seus projetos de inovação.

A sessão de apresentação deste programa realiza-se no próximo dia 6 de junho, às 14h00, no AIHub – Alvalade, em Lisboa. A participação é gratuita, mediante registo prévio, estando as inscrições ainda disponíveis.

O InovIA consiste na atribuição de vouchers gratuitos, para que empresas possam testar e desenvolver projetos-piloto e contar com apoio técnico especializado na utilização de dois dos supercomputadores mais poderosos da Europa: o Deucalion (financiado pelo Plano Nacional de Recuperação e Resiliência – medida RE-C05-i08 Ciência Mais Digital, contratualizada entre a FCT e a Estrutura de Missão Recuperar Portugal) e o MareNostrum 5. O programa está aberto a Startups e PMEs nacionais, bem como a entidades públicas e privadas sediadas em Portugal, através de um processo de candidatura simplificado, aberto até 31 de dezembro de 2026.

O programa InovIA contribui para a criação de condições para que a computação avançada seja um motor de crescimento do ecossistema empresarial português, permitindo que qualquer empresa, independentemente do seu nível de conhecimento, possa testar, validar e escalar soluções inovadoras em fase pré-comercial.

Estes vouchers são também um incentivo para as empresas acederem futuramente à nova Fábrica de IA, instalada em Barcelona, onde Portugal participa ao lado da Espanha, da Turquia e da Roménia.