Saltar para o conteúdo principal

União Africana e União Europeia adotaram formalmente a nova Agenda de Inovação

UE/UA

A União Africana (UA) e a União Europeia (UE) adotaram, a 19 de julho, a nova Agenda de Inovação UA-UE, que visa aumentar as capacidades e realizações dos investigadores e inovadores europeus e africanos e transformá-las em resultados tangíveis como produtos, serviços, empresas e empregos.

Esta é uma das iniciativas principais da estratégia Global Gateway e inclui quatro objetivos (com ações de curto, médio e longo prazo), agrupados de acordo com as áreas prioritárias de cooperação UA-UE em Investigação e Inovação (I&I): Saúde Pública, Transição Verde, Inovação e Tecnologia e Capacidades para a Ciência, além de questões transversais.

A Agenda de Inovação UA-UE é acompanhada por um plano de ação, que será continuamente atualizado e que apresenta uma visão geral da governação e da coordenação da Agenda, bem como das iniciativas de implementação. Entre as iniciativas que contribuirão para a implementação desta Agenda incluem-se programas da Comissão Europeia, como o Horizonte Europa e o Pacote de Investimento Global Gateway África-Europa, a Comissão da UA, os Estados-Membros da UE e da UA e outras organizações.

Foi também já disponibilizada a Interface de Inovação UA-UE, que integra a Plataforma de Talento de Inovação e que apresenta informações sobre iniciativas e oportunidades para inovadores, empresários, investigadores e investidores geradas durante a implementação da Agenda de Inovação UA-UE. Entre outros recursos, dará acesso a um novo “Programa de Formação de Transformação de Tecnologia Avançada UA-UE”, destinado a inovadores e empresários, esperando-se que a primeira edição ocorra ainda em 2023.

Está prevista a realização de uma Cimeira de Ministros de I&I da UA e da UE, que reunirão em 2024 para avaliar o progresso na implementação da agenda.

 

Da 6.ª Cimeira UE-África à nova Agenda de Inovação

A Agenda de Inovação AU-UE decorre das conclusões da 6.ª Cimeira UE-África, que se realizou nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022 e foi preparado pelos Estados-Membros da UA e da UE no âmbito da cooperação multilateral.

A agenda foi publicada pela primeira vez em fevereiro de 2022, como um documento de trabalho discutido com os stakeholders através de uma consulta pública online e de outros eventos de divulgação. A nova agenda culminou com um evento de stakeholders em Nairobi, em novembro de 2022. O respetivo relatório final foi igualmente disponibilizado pela Comissão Europeia no passado dia 19 de julho.