Saltar para o conteúdo principal

14ª edição de “O Estado da União”: reflexão sobre as questões mais prementes da agenda europeia

14ª edição de “O Estado da União”

A 14ª edição de O Estado da União terá lugar em Florença, de 23 a 25 de maio. Líderes mundiais e peritos de vários sectores, estudantes, decisores políticos e jornalistas reunir-se-ão no Instituto Universitário Europeu para refletir sobre as questões mais prementes da agenda europeia.

O evento prevê dois dias de conferência, seguidos de um Dia Aberto que celebra a arte e a cultura europeias. Este ano, os temas centrais desta Conferência focam-se na democracia e no Estado de direito, na transição digital e ecológica e nos futuros alargamentos da União Europeia, que desempenharão um papel crucial no período que antecede as eleições europeias de junho de 2024. O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, será um dos oradores no primeiro dia.

A Conferência sobre o Estado da União, criada em 2011, constitui uma plataforma privilegiada para dar a conhecer a investigação realizada no Instituto Universitário Europeu. Portugal aderiu ao Instituto Universitário Europeu em 1989 com a assinatura da Convenção que criou o Instituto. Ao abrigo do Protocolo assinado em 2012 entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Direção Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, está prevista a atribuição anual, pela FCT, de quatro bolsas de doutoramento para o Instituto Universitário Europeu.

A Conferência será transmitida em direto – conheça o Programa. Informações adicionais poderão ser dirigidas a SoU@eui.eu