2ª Sessão Informativa sobre o Concurso Inteligência Artificial em Cloud
Por forma a esclarecer os candidatos e interessados sobre as tipologias e recursos disponibilizados pela 2ª edição do Concurso de Computação Avançada: Inteligência Artificial em Cloud, cujas candidaturas decorrem até 26 de julho de 2023, tem lugar no dia 4 de julho uma sessão informativa sobre o concurso. A sessão é aberta a todos, mas com inscrição obrigatória.
O concurso vai disponibilizar 1 milhão de dólares americanos em créditos na plataforma Google Cloud a projetos de investigação, inovação ou desenvolvimento.
À semelhança da 1ª edição, este concurso pretende prestar suporte a projetos de investigação e desenvolvimento que utilizem a oferta da Google Cloud Platform nas seguintes áreas:
– 80% dos recursos são reservados para áreas de Processamento de linguagem natural e Ética na inteligência artificial;
– 20% dos recursos são reservados às restantes áreas científicas com utilização da oferta Google Cloud Platform em inteligência artificial e algoritmos de análise de dados, ou mais, caso não existam candidaturas suficientes para preencher a quota referida no ponto anterior.
Caso os recursos solicitados nas áreas anteriormente referidas não esgotem os recursos computacionais disponíveis em concurso, a parte remanescente poderá ser atribuída a quaisquer outras áreas.
Os candidatos devem escolher a tipologia de acesso que melhor se adapte ao seu projeto computacional. No caso do Acesso Fixo aceita projetos no valor de 25.000 USD e do Acesso Variável aceita projetos até aos 150.000 USD. Cabe ao candidato justificar, com a ajuda da calculadora online da Google Cloud, a necessidade dos recursos computacionais.
Podem candidatar-se as instituições públicas ou privadas que desenvolvam atividades de I&D, as empresas que desenvolvam atividades de I&D e pessoas singulares que exerçam atividade em Portugal e que pretendam desenvolver projetos de computação avançada em qualquer área científica.
Este concurso surge no âmbito do acordo de colaboração estabelecido entre a FCT e a Google, que tem como objetivo apoiar projetos de investigação na área de Inteligência Artificial em Portugal. O apoio traduz-se na disponibilização de créditos em serviços de Inteligência Artificial (IA) na plataforma da Google Cloud e permite complementar os apoios já existentes e prestados pela FCT através da RNCA – Rede Nacional de Computação Avançada.
Informações na página FCT dedicada ao concurso