Saltar para o conteúdo principal

3525 candidaturas submetidas no Concurso de Bolsas de Doutoramento FCT

Equipa de Engenheiros de Computação

O Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2023 da FCT, que encerrou na passada sexta-feira, 31 de março, recebeu 3525 candidaturas. Destas, 3084 candidaturas foram submetidas na Linha de candidatura geral e 441 na Linha de candidatura específica em ambiente não académico. Este concurso visa a atribuição de 1450 bolsas e a FCT prevê anunciar os resultados provisórios da avaliação das candidaturas no próximo mês de julho.

Do total de candidaturas submetidas a concurso, 56% foram submetidas por mulheres e 44% por homens, sendo de 31 anos a idade média do total de candidatos. De entre as tipologias de bolsas submetidas, 2885 são bolsas cujos programas serão realizados em Portugal; 559 são bolsas mistas, com planos de trabalho a realizar em Portugal e no estrangeiro; e 81 são bolsas a realizar apenas no estrangeiro.

Dentro da linha de candidatura geral, as Ciências Sociais foram a área científica que reuniu mais candidaturas (24%), seguidas pelas Ciências da Engenharia e Tecnologias (22%), Humanidades (18%), Ciências Médicas e da Saúde (13%), Ciências Naturais (11%), Ciências Exatas (8%), e as Ciências Agrárias (4%).

Dentro da linha de candidatura específica em ambiente não académico, a área de Ciências da Engenharia e Tecnologias foi a que reuniu mais candidatos (31%), seguida pela área de Ciências Sociais (17%), Ciências Médicas e da Saúde (17%), Ciências Agrárias (10%), Humanidades (9%), Ciências Naturais (9%), e Ciências Exatas (6%).

Na linha de candidatura específica em ambiente não académico, e no que diz respeito à caracterização das entidades não académicas que, em parceria com universidades e unidades de investigação, acolherão as candidaturas submetidas, 48% são empresas, e 52% distribuem-se entre museus, centros hospitalares, entidades do terceiro sector, câmaras municipais, e outras instituições públicas, mostrando a diversidade de percursos científicos e de configurações institucionais promovidas no âmbito desta linha de financiamento da FCT, assim como a variedade de instituições interessadas em acolher investigadores e planos de trabalho com elevado perfil científico e de inovação. Importa também referir que todas as candidaturas em ambiente não académico apresentam pelo menos uma instituição de acolhimento académica, assim como uma equipa de orientação intersectorial, promovendo uma maior proximidade e mais oportunidades de colaboração entre instituições de I&D e a diversidade de contextos institucionais e de atividade com os quais as suas áreas científicas se relacionam.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento da FCT são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação avançada em todas as áreas do conhecimento para a obtenção do grau académico de Doutor. Estas bolsas permitem que os estudantes de doutoramento se dediquem em exclusivo à sua investigação, contribuindo deste modo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Atualmente, a FCT tem mais de 7000 bolsas de doutoramento em curso e em 2022 foram iniciadas 2446 novas bolsas de doutoramento.

Em 2022, o apoio da FCT na área da formação avançada correspondeu a um investimento anual de cerca de 110 M€. A este financiamento acresce o pagamento de propinas diretamente às instituições de ensino superior e o seguro de acidentes pessoais de que os bolseiros beneficiam que, no seu conjunto, representam um financiamento anual de cerca de 17 M€.

Todas as informações sobre o concurso de bolsas FCT de 2023 são publicadas nas respetivas páginas do concurso: linha de candidatura geral e linha de candidatura específica em ambiente não académico.