A FCT acolheu reunião do Conselho do Instruct ERIC
A FCT acolheu no passado dia 10 de maio a reunião do Conselho do Instruct ERIC, que juntou os representantes de todos os países membros e a coordenação desta Infraestrutura de Investigação Europeia para a Biologia Estrutural. Incluída no Roteiro ESFRI (European Strategy Forum on Research Infrastructures) desde 2006, esta infraestrutura disponibiliza recursos e tecnologia a investigadores e a utilizadores comerciais com atividades de I&I relacionadas com a Biologia Estrutural.
Para além de Portugal, são membros do Instruct ERIC: European Molecular Biology Laboratory, o Reino Unido, a República Checa, a Holanda, a Dinamarca, Israel, a Finlândia, a França, a Bélgica, a Itália, a Letónia, a Lituânia, a Eslováquia e a Espanha. A Grécia e a Eslovénia foram aprovados nesta reunião como novos Membros. Esta infraestrutura de investigação é composta por 11 centros, que prestam serviços em variadas áreas associadas à Biologia Estrutural: espectrometria de massa, ressonância magnética nuclear, produção de proteínas, produção de vírus, biologia computacional e bioinformática, entre outras; e 2 research sites focados em atividades de formação e de networking, sendo um destes research sites em Portugal.
A rede coordenadora da representação nacional no Instruct ERIC é o PCISBIO (Centro Português de Biologia Estrutural Integrada – Portuguese Centre for Integrated Structural Biology), um consórcio que engloba as infraestruturas nacionais PTNMR – Rede Nacional de Ressonância Magnética Nuclear e RNEM –Rede Nacional de Espectrometria de Massa, ambas integradas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação.
As colaborações da comunidade nacional com o Instruct ERIC têm vindo a crescer e o relatório da participação de Portugal em 2022 ilustra a participação nacional nas atividades e oportunidades desta infraestrutura.
Em 2024, Portugal receberá a Conferência Bienal de Biologia Estrutural do Instruct ERIC, em Cascais, de 22 a 24 de maio.