Saltar para o conteúdo principal

Candidaturas abertas à 3ª edição do Prémio Mário Ruivo

Prémio Mário Ruivo 2023

Estão abertas as candidaturas à 3ª edição do Prémio Mário Ruivo, uma iniciativa que visa premiar filmes que na sua génese abordam o Oceano. O concurso é destinado a jovens dos 14 aos 21 anos, a temática proposta para este ano é “O Oceano e o Bem Estar Humano” e as candidaturas deverão ser submetidas até 30 de setembro de 2023. Veja o vídeo promocional.

O concurso premiará os trabalhos candidatos segundo quatro categorias: “Mensagem”, o filme que melhor transmita a mensagem sobre o papel e a importância do Oceano para a humanidade, sustentabilidade e equilíbrio global; “Criatividade”, o filme com melhor nível de conceito criativo e de técnicas de realização e produção aplicadas, “Cultura Científica”, o filme que melhor destaque a importância da ciência do oceano para o benefício da sociedade e ambiente; e, por último, “Futuro”, que premiará o filme apresentado pela candidatura com idades entre os 14 e os 17 anos, e que tenha a melhor avaliação combinando a mensagem e a criatividade. A candidatura vencedora em cada categoria receberá um prémio de 2.000 euros.

A FCT, juntamente com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e a Direção-Geral da Educação (DGE), integram a Comissão Organizadora do Prémio (COP), que é coordenada pela Direção-Geral de Política do Mar (DGPM).

Mário Ruivo (1927-2017) é reconhecido como um dos pais do novo regime do Oceano e da integração deste nos objetivos do desenvolvimento sustentável. Investigador, professor e autor de publicações sobre Oceanografia, Governação e Cooperação em Assuntos do Oceano, formou-se em Biologia pela Universidade de Lisboa e foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade dos Açores e pela Universidade do Algarve. Dedicou-se à promoção da cooperação em assuntos do mar e à sensibilização da necessidade de uma governação responsável do Oceano junto de governos e da opinião pública. Foi Conselheiro Científico da EXPO’98 e Membro/Coordenador da Comissão Mundial Independente para os Oceanos. Foi também representante da FCT no European Marine Board.

O Prémio Mário Ruivo presta homenagem à personalidade de reconhecido mérito científico, diplomático e cultural, sendo uma iniciativa conjunta promovida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Cultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério da Educação e Ministério Ambiente e da Ação Climática.

Para mais informações, regulamento e inscrição consulte a página do prémio.