Saltar para o conteúdo principal

Concurso aberto para Projetos Exploratórios 2025 de SAÚDE + CIÊNCIA

Imagem alusiva ao concurso de projetos exploratórios Saúde + Ciência 2025

Estão abertas as candidaturas ao Concurso de Projetos Exploratórios 2025 de SAÚDE + CIÊNCIA, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). O período de submissão de candidaturas decorre até às 17 horas (hora de Lisboa) do dia 22 de julho de 2025.

Este concurso realiza-se no âmbito do programa de estímulo à investigação científica Saúde + Ciência, financiado através do orçamento da ACSS, a transferir para a FCT, e é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação, Ciência e Inovação e do Ministério da Saúde, para fomentar a cooperação entre as instituições de ensino superior, os centros de investigação e as entidades tuteladas pelo Ministério da Saúde.

O financiamento máximo por projeto é de 50 mil euros, sendo a dotação orçamental total de 1,6 milhões de euros.

O concurso visa promover ideias inovadoras e questões científicas relevantes, através do apoio a projetos de IC&DT com o potencial para fomentar a inovação tecnológica e organizacional, melhorar a eficiência dos sistemas de saúde e colocar o cidadão no centro dos cuidados, promovendo um modelo de saúde mais sustentável e humanizado.

Os projetos de investigação devem enquadrar-se numa das três áreas temáticas: Acesso à Saúde, Envelhecimento Ativo ou Promoção da Saúde e Prevenção da Doença.

Na área temática do Acesso à Saúde, serão valorizadas propostas que desenvolvam soluções para melhorar a prestação de cuidados em regiões remotas ou desfavorecidas, reduzam barreiras socioeconómicas ao acesso aos serviços e integrem tecnologias móveis e de telemedicina. No domínio do Envelhecimento Ativo, pretende-se apoiar iniciativas que promovam a autonomia e o bem-estar da população idosa, combatam o isolamento social e introduzam tecnologias assistidas. Já na área da Promoção da Saúde, destaca-se o apoio a projetos que incentivem estilos de vida saudáveis, previnam doenças crónicas e reduzam o consumo de substâncias nocivas, contribuindo para uma maior literacia em saúde e para o fortalecimento da saúde pública em Portugal.

As propostas submetidas têm de, obrigatoriamente, apresentar dois ou mais beneficiários, incluindo, no mínimo, uma entidade não empresarial do sistema de I&I — tais como instituições de ensino superior, laboratórios do Estado, e instituições privadas sem fins lucrativos de I&D — e uma entidade não académica tutelada pelo membro do Governo responsável pela área da saúde. As candidaturas selecionadas deverão evidenciar o potencial das suas propostas na transformação dos cuidados de saúde, promovendo a qualidade, acessibilidade e satisfação dos cidadãos.

Os projetos terão uma duração máxima de 18 meses, sem interrupções, podendo ser prorrogados, em casos devidamente justificados, por um período adicional de até 6 meses.

O Programa Saúde + Ciência é uma das diversas parcerias estabelecidas entre as áreas governativas da Saúde e da Ciência, bem como entre a FCT e a Direção Geral de Saúde. Nestas parcerias, está também incluída a adesão de Portugal à Agência Internacional de Investigação em Cancro (IARC), à qual Portugal aderiu há poucos dias ao fim de quase 30 anos do primeiro anúncio de intenção de adesão.

O Programa Saúde + Ciência enquadra-se também no âmbito das parcerias estabelecidas entre a FCT e diferentes tutelas, nomeadamente com o Ministério da Juventude e Modernização (Gémeos Digitais para Territórios Inteligentes e Amalia) e Ministério da Defesa (Defesa + Ciência).

Para mais informações sobre o concurso e as condições de candidatura, consulte a página do concurso.