Saltar para o conteúdo principal

Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2025 apoia nove projetos de instituições portuguesas

Cerimónia Salut 2025 Fundação La Caixa

Decorreu no passado dia 20 de novembro, no Museu da Ciência CosmoCaixa em Barcelona, a cerimónia que celebra os projetos vencedores da edição de 2025 do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde da Fundação ”la Caixa”.

Paula Diogo, Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi a representante da FCT neste evento, que contou com a presença de vários representantes da Fundação ”la Caixa”, bem como dos investigadores e investigadoras que lideram os 34 novos projetos selecionados para financiamento. Destes, nove são liderados por instituições portuguesas que irão, no seu conjunto, receber um total de 4,9 milhões de euros para o desenvolvimento de projetos de caráter inovador e de elevado impacto social, abrangendo diversas áreas da investigação biomédica de ponta.

Esta iniciativa ibérica é realizada, em Portugal, através da associação da FCT aos concursos CaixaResearch de Investigação em Saúde, que numa lógica de matching funds permitiu apoiar com 1,8 milhões de euros, três dos nove projetos portugueses premiados nesta edição. Em 2025, o Concurso destaca-se ainda pelo apoio a projetos portugueses que exploram novas abordagens de medicina preventiva e terapias inovadoras com impacto direto na saúde pública.

Conheça a lista dos projetos selecionados da edição de 2025 do Concurso Caixa Research de Investigação em Saúde.

O Concurso CaixaResearch apoia projetos de investigação básica, clínica e translacional de excelência científica e com impacto social em várias áreas: neurociências, doenças cardiovasculares e metabólicas, oncologia, doenças infeciosas e tecnologias facilitadoras em alguns destes campos. Desde o início do programa em 2018, o montante total do concurso de Investigação em Saúde da Fundação ”la Caixa” ascende a 172,3 milhões de euros para 234 projetos, dos quais 162 são liderados por equipas espanholas e 72 por grupos de investigação portugueses. Atualmente, este é um dos concursos de investigação em biomedicina e saúde de referência na Península Ibérica.