Concurso para Bolsas de Doutoramento no Instituto Universitário Europeu com financiamento da FCT
Estão abertas as candidaturas para as bolsas de doutoramento do Instituto Universitário Europeu (IUE) para o ano letivo de 2025-26, nas áreas de Direito, Economia, História e Civilização e Ciências Políticas e Sociais. O prazo decorre até às 23h59 (hora de Florença) do dia 31 de janeiro 2025 e podem candidatar-se os cidadãos (portugueses, de outros estados-membros da União Europeia, de estados terceiros, apátridas ou beneficiários do estatuto de refugiado político), desde que comprovem residir de forma permanente e habitual em Portugal.
Para o presente ano académico serão atribuídas, pela FCT, quatro bolsas de investigação para doutoramento, com a duração máxima de quatro anos (o 1.º, 2.º e 3.º anos serão financiados pela FCT, sendo o 4.º ano financiado pelo IUE).
O IUE é um instituto internacional único de formação académica avançada, que promove a investigação ao nível da excelência. Vocacionado para doutoramentos e pós-doutoramentos e recrutando alunos de todos os Estados Membros, bem como de outras partes do mundo, tem o objetivo de desenvolver estudos e projetos de investigação em temas de dimensão europeia nas áreas de Ciências Políticas e Sociais, Direito, Economia e História.
A FCT atribuiu já um total de 41 bolsas de doutoramento para o IUE, ao abrigo de um Protocolo assinado entre a FCT e a Direção Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que vigora desde 2012.
O Instituto Universitário Europeu foi criado em 1972 e conta com a participação de 23 membros, entre os quais Portugal, que aderiu ao IUE em 1989 com a assinatura da Convenção que criou este Instituto. Portugal assumirá a sua presidência (rotativa) em 2025.
Para mais informações consulte o site do IUE.