Saltar para o conteúdo principal

Concurso para Bolsas de Doutoramento no Instituto Universitário Europeu com financiamento da FCT

Fotografia de estudante no campus universitário

Estão abertas as candidaturas para as bolsas de doutoramento do Instituto Universitário Europeu (IUE) para o ano letivo de 2025-26, nas áreas de Direito, Economia, História e Civilização e Ciências Políticas e Sociais. O prazo decorre até às 23h59 (hora de Florença) do dia 31 de janeiro 2025 e podem candidatar-se os cidadãos (portugueses, de outros estados-membros da União Europeia, de estados terceiros, apátridas ou beneficiários do estatuto de refugiado político), desde que comprovem residir de forma permanente e habitual em Portugal.

Para o presente ano académico serão atribuídas, pela FCT, quatro bolsas de investigação para doutoramento, com a duração máxima de quatro anos (o 1.º, 2.º e 3.º anos serão financiados pela FCT, sendo o 4.º ano financiado pelo IUE).

O IUE é um instituto internacional único de formação académica avançada, que promove a investigação ao nível da excelência. Vocacionado para doutoramentos e pós-doutoramentos e recrutando alunos de todos os Estados Membros, bem como de outras partes do mundo, tem o objetivo de desenvolver estudos e projetos de investigação em temas de dimensão europeia nas áreas de Ciências Políticas e Sociais, Direito, Economia e História.

A FCT atribuiu já um total de 41 bolsas de doutoramento para o IUE, ao abrigo de um Protocolo assinado entre a FCT e a Direção Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que vigora desde 2012.

O Instituto Universitário Europeu foi criado em 1972 e conta com a participação de 23 membros, entre os quais Portugal, que aderiu ao IUE em 1989 com a assinatura da Convenção que criou este Instituto. Portugal assumirá a sua presidência (rotativa) em 2025.

Para mais informações consulte o site do IUE.