O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança novo concurso projetos de investigação social inovadores de excelência, em parceria com a FCT.
-
Esta iniciativa ibérica visa apoiar projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, gerem informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal.
O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.
A FCT associa-se às edições anuais dos Concursos de Investigação Social Programa desde 2020, ao abrigo do Acordo celebrado com a Fundação ”la Caixa”, e que prevê a mobilização de apoios para o financiamento de projetos liderados por investigadores de instituições de investigação com sede em Portugal.
-
O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
- Ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science nos últimos 5 anos antes do encerramento do concurso. No caso deste último, serão apenas considerados os índices "Social Science Citation Index" (SSCI) e "Science Citation Index Expanded" (SCIE).
- Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 23 de janeiro de 2022).
O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Portugal ou Espanha.
A informação aqui disponibilizada não dispensa a consulta à página do concurso, disponível em "Links úteis"
-
As candidaturas devem ser submetidas através da nova plataforma online concebida para o efeito, disponível na página do concurso. As candidaturas recebidas através de outros canais não serão aceites.
A informação aqui disponibilizada não dispensa a consulta à página do concurso, disponível em "Links úteis"
-
O processo de avaliação e seleção dos projetos e das ideias encontra-se descrito na página do concurso, disponível em "Links úteis", nomeadamente no documento ‘Assessment of proposals’.
-
O financiamento máximo por projeto será de 115.000 €. Os projetos têm a duração máxima de 24 meses.
A informação aqui disponibilizada não dispensa a consulta à página do concurso, disponível em "Links úteis"