4.º Concurso 2026 da Parceria Europeia THCS sob o tema “Acesso aos Cuidados de Saúde”
A Parceria Europeia THCS – Transforming Health and Care Systems lançou o seu 4.º Concurso Transnacional Conjunto para financiamento de projetos transnacionais de Investigação e Inovação. As pré-propostas poderão ser submetidas até às 13h00 (hora de Portugal Continental) do dia 02 de fevereiro de 2026.
Este concurso, com a temática, “Acesso aos Cuidados de Saúde” envolve 33 agências de financiamento europeias e internacionais, entre as quais a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). As candidaturas a submeter deverão estar baseadas em evidências, criando soluções inovadoras, e integrar cuidados digitais que contribuam para ampliar o acesso aos cuidados de saúde e para reduzir desigualdades. A abordagem deverá incluir intervenções direcionadas, políticas adequadas e cocriação interdisciplinar com partes interessadas.
Será organizado um webinar informativo no dia 10 de dezembro de 2025, das 13h00 às 15h00 (hora de Portugal Continental), organizada pelo secretariado do concurso. Consulte a informação detalhada sobre este evento e registe-se aqui.
Cofinanciada no âmbito do Horizonte Europa, a THCS visa coordenar e otimizar os esforços de investigação e inovação (I&I) na Europa e nos seus países parceiros, de forma a apoiar a transformação dos sistemas de saúde.
Esta parceria reúne 66 parceiros de 27 países estados-membros, países associados e países terceiros, com o apoio da Comissão Europeia. Portugal é representado pela FCT, pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
Poderá consultar mais informação sobre este concurso no sítio web da THCS. Para mais informação sobre as candidaturas de entidades nacionais, consulte a página dedicada ao concurso no sítio web da FCT.