Saltar para o conteúdo principal

Candidaturas ao Concurso de Projetos I&D em todos os Domínios Científicos 2025 abrem a 27 de novembro

Imagem alusiva ao Concurso de Projetos de I&D em todos os domínios científicos 2025

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) publicou, a 31 de outubro, o Aviso de Abertura do Concurso de Projetos I&D em todos os Domínios Científicos 2025. A submissão de candidaturas decorre entre 27 de novembro de 2025 e 11 de março de 2026 e a aceitação da Declaração de Compromisso, por parte das Instituições Proponentes, decorre até ao dia 25 de março de 2026. As candidaturas devem ser submetidas em língua inglesa na plataforma myFCT.

Este concurso tem uma dotação orçamental global de 104 milhões de euros de receitas de impostos, um valor superior em mais de 30% face ao compromisso dos dois anteriores concursos PEX e IC&DT. O concurso apoiará duas tipologias de projetos.

  • Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração máxima de 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros. A dotação orçamental desta tipologia é de 80 milhões de euros para apoiar um universo de 320 projetos.
  • Projetos de investigação de carácter exploratório (PEX), com uma duração máxima de 18 meses e financiamento máximo por projeto de 60 mil euros. A dotação orçamental é de 24 milhões de euros para apoiar um universo de 400 projetos.

Podem candidatar-se as Entidades não empresariais do Sistema de I&I (investigação e inovação).

O concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos é uma aposta na Excelência Científica, com financiamento exclusivo de receitas de impostos para promover a Ciência e a Investigação, num quadro de estabilidade e previsibilidade. Torna-se clara a separação entre os recursos provenientes de receitas de impostos e a aplicação estratégica de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, que devem assumir um carácter complementar e de reforço estratégico ao Orçamento de Estado, em futuras tipologias de apoio à ciência, nomeadamente no apoio às infraestruturas científicas.

Este concurso representa também uma mudança estratégica no financiamento dos projetos de I&D e da Ciência em Portugal, ao consolidar a adoção de um modelo de financiamento assente em custos simplificados, nomeadamente através da introdução de lump sums nos projetos IC&DT. Esta abordagem visa simplificar os procedimentos e concentrar os meios disponíveis nos resultados científicos.