Saltar para o conteúdo principal

FCT Mobility divulga os resultados provisórios do terceiro momento de avaliação

Imagem alusiva ao FCT Mobility referente aos resultados do terceiro momento de avaliação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) publicou a lista dos resultados provisórios do terceiro momento de avaliação do programa FCT Mobility. Foram propostas para financiamento 51 candidaturas, de um total de 55 elegíveis, o que corresponde a um financiamento de cerca de 270 mil euros em apoios à mobilidade internacional de investigadores.

Este terceiro momento de avaliação contemplou as candidaturas submetidas no período compreendido entre 11 de março e 10 de maio de 2025. O programa já recebeu um total de 254 candidaturas, das quais foram aprovadas 197 (taxa de aprovação de 78%). O financiamento total atribuído é de 1.234.651,50 €.

Dos 197 investigadores em mobilidade internacional ao abrigo deste programa, e relativo à modalidade incoming, 63 são provenientes de países fora da Europa (Brasil, México, Austrália, China e EUA), mas também de países europeus (Itália, Espanha, Reino Unido, França e Irlanda). Na modalidade outgoing, são 134 os investigadores portugueses em trânsito, maioritariamente para países da União Europeia (Irlanda, Itália, Islândia Suíça, Espanha, Suécia, Reino Unido, Polónia, Alemanha, França, Áustria, Países Baixos, Bélgica, Grécia, Croácia e Roménia), e menos de um terço para países exteriores à Europa (EUA, China, Brasil, Chile, Canadá, Argentina, África do Sul, México, Vietname, Moçambique e Angola).

O programa FCT Mobility financia estadias de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo.

O programa que apresenta uma dotação de 5 milhões de euros de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR (Medida RE-C06-i06 – Ciência Mais Capacitação), apoia duas modalidades de mobilidade:

  • FCT Mobility outgoing, que apoia a estadia dos/as investigadores/as nacionais em instituições estrangeiras, entre 2 e 11 meses consecutivos;
  • FCT Mobility incoming, destinado a acolher em Portugal investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, para a realização de atividades científicas conjuntas. O período de mobilidade deverá ter a duração entre 1 e 3 meses consecutivos.

O programa encontra-se aberto em permanência e as candidaturas poderão ser submetidas até 31 de dezembro de 2025, para mobilidades com início até 31 de março de 2026.

Para mais informações, consulte a página do concurso.