Saltar para o conteúdo principal

FCT Mobility: divulgação dos resultados provisórios do sexto momento de avaliação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) publicou a lista dos resultados provisórios do sexto momento de avaliação do programa FCT Mobility. Foram propostas para financiamento 42 candidaturas, de um total de 45 propostas elegíveis, o que corresponde a um financiamento de 253.537,00€ em apoios à mobilidade internacional de investigadores/as.

Este sexto momento de avaliação contemplou as candidaturas submetidas entre 11 de setembro a 10 de novembro de 2025. Desde o início, o FCT Mobility já recebeu 433 candidaturas, tendo sido concedidos 341 apoios. A taxa de aprovação é de 78,75%. O financiamento total atribuído foi de 1.381.521,00 €.

Na modalidade incoming, Portugal acolhe 127 investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, provenientes tanto de países europeus (Itália, Espanha, Reino Unido, França, Polónia e Irlanda), como de países fora da Europa (Austrália, EUA, Brasil, China, Colômbia, México, Benim e Usbequistão).

Na modalidade outgoing, são 214 os investigadores/as portugueses em trânsito, maioritariamente para países europeus (Irlanda, Itália, Islândia, Suíça, Espanha, Suécia, Reino Unido, Polónia, Alemanha, França, Áustria, Países Baixos, Bélgica, Grécia, Croácia, Eslovénia e Roménia), e menos de um terço para países fora Europa (EUA, China, Brasil, Chile, Canadá, Argentina, África do Sul, México, Vietname, Laos, Singapura, Japão, Moçambique e Angola).

O FCT Mobility financia estadas de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros/as em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Apresenta uma dotação de 5 milhões de euros de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR (Medida RE-C06-i06 – Ciência Mais Capacitação).

Este programa encerrou o prazo de candidaturas a 31 de dezembro de 2025, mas ainda haverá um 7.º momento de avaliação, que será concluído em breve, para mobilidades com início até 31 de março de 2026.

Para mais informações, consulte a página do concurso.