Publicado o Relatório Megatendências 2050 – O mundo em mudança – Impactos em Portugal

O Relatório Megatendências 2050 – O mundo em mudança – Impactos em Portugal, foi lançado no dia 4 de junho e resulta do trabalho desenvolvido pela REPLAN – Equipa Multissetorial de Prospetiva ao longo de dois anos, com a coordenação do PLANAPP – Centro de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua Divisão de Estudos e Planeamento, participou desde o primeiro momento no processo de produção deste relatório, com a coautoria do capítulo sobre aceleração tecnológica e também através da organização um workshop neste contexto.
Este relatório apresenta uma análise das nove megatendências identificadas para o futuro de Portugal, constituindo-se como uma ferramenta para a construção de cenários e de uma visão sobre o que se pretende que Portugal seja em 2050.
O exercício prospetivo realizado na elaboração deste documento, que detalha a brochura “Introdução às Megatendências 2050”, publicada em 2024, adotou uma abordagem multidisciplinar e sistémica, integrando dados, provas empíricas e uma diversidade de perspetivas recolhidas através de workshops, webinars e entrevistas, que envolveram mais de 80 peritos e entidades de diversas áreas e que contou com a participação de modo colaborativo e em rede, de vários serviços da administração pública.