Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

FCT e GEE lançam Prémio “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal”

Tópicos
Banner Prémio Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal

Estão abertas as candidaturas ao Prémio “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal: Investimento, emprego científico e valorização do conhecimento”, promovido pelo Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Este prémio visa distinguir trabalhos/artigos científicos que contribuam para um maior conhecimento e evidências dos investimentos públicos e privados em Ciência e em I&D, sobre o desenvolvimento económico e social do país, a competitividade das empresas, o empreendedorismo de base tecnológica, a internacionalização do sistema científico e tecnológico ou a resposta a desafios societais.

A dotação total do prémio é de 12.000€ (doze mil euros) e será repartida entre os 4 (quatro) melhores artigos submetidos a concurso.

Trata-se da 10.ª edição da iniciativa Call for Papers do GEE, cujos objetivos são promover o conhecimento e a investigação sobre o Impacto da Ciência em Portugal e funcionar como um fórum para discussão de soluções de política pública na área.

O prazo de submissão para as versões preliminares dos artigos decorre até 28 de fevereiro de 2023 e, para aqueles que forem pré-selecionados, as versões finais devem ser submetidas até 15 de maio de 2023.

Os artigos admitidos são sujeitos a um processo de avaliação pela Comissão Científica, composta por Anabela Marques dos Santos (JRC, Comissão Europeia), António Bob Santos (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), António Braz Costa (CITEVE), Joana Almodovar (GEE, Ministério da Economia e do Mar), Joana Costa (Universidade de Aveiro), José Carlos Caldeira (INESC-TEC) e Vítor Corado Simões (ISEG, Universidade de Lisboa).

Este concurso do Prémio “Impacto da Ciência na Economia e na Sociedade em Portugal” enquadra-se na missão do GEE de estimular a elaboração de artigos científicos originais sobre a economia portuguesa, em temas estruturantes, relevantes nas várias fases das políticas públicas, com preferência pelo uso de dados empíricos. A relevância dos Prémios e sua temática enquadra-se também nas principais missões da FCT: promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, atingir os mais elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade em todos os domínios científicos e tecnológicos, e estimular a sua difusão e contribuição para a sociedade e o tecido produtivo.

O edital e o regulamento do convite estão disponíveis nos sites do GEE e da FCT.