Saltar para o conteúdo principal

FCT integra ação financiada pela Facilidade de Diálogo UE-Angola

Bandeiras de Angola e da União Europeia

A Facilidade de Diálogo UE-Angola realizou, dia 1 de junho, em Luanda, a cerimónia de assinatura dos Acordos de Implementação de Ação de 8 propostas selecionadas no 3º Convite à Apresentação de Propostas deste projeto financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento.

As 8 propostas aprovadas, de um total de 44 candidaturas, abrangem uma ampla variedade de áreas, todas elas essenciais para o desenvolvimento sustentável de Angola. Estas áreas incluem o financiamento de ciência e tecnologia ética e inovadora, o desenvolvimento do capital humano, as missões empresariais internacionais, a promoção da concorrência, o planeamento do desenvolvimento nacional, a avaliação de políticas públicas e a promoção das energias renováveis, impulsionando a cooperação institucional e a troca de informações e de experiências.

A Ação “Políticas e práticas de financiamento para uma ciência e tecnologia global, ética, inovadora e relevante: Diálogos entre Angola, Moçambique e Portugal” é coordenada pela Fundação para Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT), de Angola, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), contando com a participação do Fundo Nacional de Investigação (FNI) de Moçambique. Esta Ação visa criar uma parceria entre as três agências, realizar um exercício de benchmarking de financiamento de Ciência e Tecnologia e organizar 3 workshops presenciais, em Lisboa, Maputo e Luanda, para discussão das práticas e instrumentos de financiamento.