FCT lança nova formação desenvolvida pela FCCN para equipas de cibersegurança
A FCT, através da sua unidade de serviços digitais, FCCN, desenvolveu a formação online “CSIRT in a Box: Capacitação Inicial de Equipas de Resposta a Incidentes”, disponível na plataforma NAU. As inscrições para esta formação estão abertas até 8 de maio de 2025.
O curso “CSIRT in a Box: Capacitação Inicial de Equipas de Resposta a Incidentes” destina-se a promover a criação de Equipas de Resposta a Incidentes Informáticos (CSIRT), através não só da formação, mas também da disponibilização de ferramentas open source.
Esta formação permite uma visão global sobre o processo de criação deste tipo de equipas, bem como das principais atividades desempenhadas diariamente neste âmbito. O curso é disponibilizado de forma totalmente gratuita, com uma taxa de esforço estimada de duas horas.
O projeto NAU é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da medida RE-C05-i08 – Ciência Mais Digital.