Saltar para o conteúdo principal

FCT reforça investimento e número de bolsas de Doutoramento no Concurso 2026

Imagem alusiva ao Concurso de Bolsas de Doutoramento 2026

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) reforça o investimento no Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em Todos os Domínios Científicos 2026, com um montante global de 145 milhões de euros, mais 12 milhões face à edição anterior.

Serão atribuídas 1.600 bolsas, mais 50 em relação ao concurso anterior, das quais 1.000 bolsas da Linha Geral, com um investimento de 90,6 milhões de euros, e 600 bolsas em Ambiente Não Académico, apoiadas por uma verba de 54,4 milhões de euros. Os avisos de abertura do Concurso de Bolsas de Doutoramento 2026 serão publicados brevemente e as candidaturas decorrem entre 2 e 31 de março de 2026.

À semelhança de 2025, a contratualização e gestão das bolsas aprovadas para financiamento serão assegurados pelas Instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), através de contratos-programa assinados entre estas entidades e a FCT. A medida visa reforçar a autonomia das Instituições Contratantes e aproxima a gestão das bolsas de doutoramento dos contextos científicos onde os projetos serão desenvolvidos. Este modelo segue as tendências das instituições europeias homólogas e é semelhante ao existente nos Concursos de Emprego Científico.

Esta é a 5.ª edição do Concurso de Bolsas de Doutoramento com uma linha para Ambiente Não Académico, que continuará a apoiar doutoramentos em colaboração próxima com entidades da sociedade civil, empresas, museus, hospitais, associações e organizações não-governamentais.

Execução de bolsas em curso

Atualmente, estão a ser financiadas diretamente pela FCT cerca de 6.700 bolsas de doutoramento, das quais cerca de 2.000 decorrem em Ambiente Não Académico.

Manifestação de interesse para entidades não académicas

Está aberta, em permanência, a manifestação de interesse para as entidades não académicas que pretendem acolher doutorados. No site da FCT pode ser consultada a lista de instituições disponíveis, permitindo uma interação mais direta com o ponto de contacto de cada instituição, com vista a preparar um plano de trabalhos direcionado para uma eventual candidatura.

Barra de financiamento com os logos do Pessoas 2030, Portugal 2030 e Cofinanciado pela União Europeia