Saltar para o conteúdo principal

FCT representada na Web Summit 2025 com a Sessão “Oportunidades de computação avançada para Startups e PME”

Imagem alusiva ao Web Summit

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) estará representada na Web Summit 2025, que se realiza de 10 a 13 de novembro em Lisboa (Parque das Nações).

A participação da FCT terá lugar a 12 de novembro, na Sessão “Oportunidades de computação avançada para Startups e PME”, que se realiza no Pavilhão 1 da FIL – stand Portugal – e conta com a participação de João Nuno Ferreira, Vice-presidente da FCT, como orador, e a moderação de António Bob Santos, Vogal da FCT. Nesta sessão participam também Astrid van Toor, especialista em IA na BlueOASIS, e Julia Masvidal Andreu, do Barcelona Supercomputing Center e Barcelona AI Factory.

Um dos temas em análise será a forma como o acesso à computação avançada e à IA pode acelerar a inovação entre Startups e Pequenas e Médias Empresas (PME). Será apresentado o Programa InoVIA , de disponibilização de vouchers para inovação, que permitem o acesso ágil a supercomputadores como o Deucalion e o MareNostrum 5 e que se destina a Startups e PME que desejam utilizar computação avançada para inovação.

Outro dos temas a abordar nesta sessão será a participação da FCT numa Fábrica de IA europeia, associada ao supercomputador MareNostrum 5, localizado em Barcelona. A Fábrica de IA dispõe de recursos humanos dedicados à prestação de serviços de alto valor e o apoio a PME no uso desta infraestrutura computacional, bem como no desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial. O sistema instalado na Fábrica de IA desenvolve e opera uma infraestrutura de computação habilitada para a Inteligência Artificial, ao serviço do ecossistema de inovação para a IA da União Europeia, a fim de permitir a utilização da Inteligência Artificial pelo tecido empresarial português, pelas PME, pelas entidades de administração pública e por investigadores nacionais em contexto académico e não-académico.

Através de iniciativas como o «InovIA – Vouchers para a Inovação» e «Fábricas de IA», Portugal está a permitir que as empresas experimentem, testem e desenvolvam soluções de alto desempenho, utilizando infraestruturas e recursos de supercomputação nacionais e europeus. Estas soluções permitem transformar pesquisa e tecnologia de ponta em impacto real no mercado, e definir o papel que Portugal pode desempenhar no ecossistema europeu de inovação baseada em IA e supercomputação.