Saltar para o conteúdo principal

COST – European Cooperation in Science and Technology

Desde 1971 que a COST – European Cooperation in Science and Technology financia atividades de colaboração transnacional num sistema de redes de investigadores com livre acesso e bottom-up, em todos os domínios científicos e tecnológicos. Estas redes, denominadas COST Actions, possibilitam avanços no desenvolvimento do conhecimento científico, contribuindo para o fortalecimento da Europa como líder em I&DT. Através da sua política inclusiva e dando especial relevância aos jovens investigadores, a COST constitui um meio único para que os investigadores, de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas. A COST promove a integração e enriquecimento das diversas comunidades científicas, proporciona a maximização do investimento nacional em I&DT, e contribui decisivamente para a desfragmentação de conhecimento na Europa.

As Ações COST têm como base um quadro intergovernamental de cooperação que atualmente conta com 41 países-membros e um cooperante). As instituições de países não-membros podem igualmente participar nas Ações. Os fundos proporcionados pela COST apoiam os custos de coordenação de redes de investigação. Atualmente estão em curso mais de 250 Ações, envolvendo cerca de 50 mil investigadores.

COMO CONCORRER E PARTICIPAR

Deverá consultar os documentos disponíveis, em baixo, na área de legislação e regulamentos. Não é necessária a aprovação da FCT para integrar os Grupos de Trabalho das Ações.

Todas as comunicações e documentos devem ser enviados para cost@fct.pt.

FINANCIAMENTO DAS AÇÕES COST

O suporte financeiro abrange: reuniões (viagens, ajudas de custo, suporte à organização local, por exemplo), conferências, workshops, missões científicas de curta duração, ações de formação avançada, publicações e ações de disseminação. A COST não financia projetos de investigação por si (equipamento, recursos humanos, consumíveis), sendo a investigação financiada por outros mecanismos. A gestão financeira é assegurada pela instituição responsável (decidida durante a reunião inaugural do Comité de Gestão da Ação) num sistema de reembolso. Como valores-referência, uma Ação COST envolvendo 20 países, terá um orçamento de cerca de 130 mil euros anuais para o desenvolvimento das suas atividades.

Poderá consultar as oportunidades de financiamento na lista de concursos em curso.