Saltar para o conteúdo principal

JPND – EU Joint Programme Neurodegenerative Disease Research

Em dezembro de 2008, o Conselho Europeu da Competitividade reconheceu a necessidade de lançar uma iniciativa-piloto de programação conjunta dedicada ao combate a doenças neurodegenerativas no contexto dos grandes desafios societais que a Europa vem enfrentando, incluindo o envelhecimento da sua população. A iniciativa JPND – EU Joint Programme – Neurodegenerative Disease Research emergiu como a resposta a esse desafio.

Integram a JPND os seguintes países: Albânia; Alemanha; Austrália; Áustria; Bélgica; Bulgária; Canadá; Croácia; Dinamarca; Eslováquia; Eslovénia; Espanha; Finlândia; França; Grécia; Hungria; Irlanda; Israel; Itália; Luxemburgo; Noruega; Países Baixos; Reino Unido; República Checa; Polónia; Portugal; Roménia; Suécia; Suíça; Turquia.

Atividades da JPND

As atividades, mormente concursos para projetos de investigação, da JPND assentam nas disposições da sua Agenda de Investigação e Inovação, cuja primeira versão foi lançada em 2012. A nova versão da Agenda Estratégica de Investigação e Inovação da JPND foi publicada a 23 de abril de 2019, sendo as suas prioridades de investigação: origens e progressão das doenças neurodegenerativas; mecanismos e modelos da doença; diagnóstico, prognóstico e definições de doença; desenvolvimento de terapias, estratégias preventivas e intervenções; e cuidados sociais e de saúde. A agenda inclui um leque de atividades que permite executar aquelas prioridades de um modo alargado e abrangente, alinhando competências científicas e diferentes abordagens sociais dos países participantes, de modo a evitar a duplicação de esforços.

A execução da JPND tem sido apoiada ao longo dos anos pela Comissão Europeia através do financiamento de ações de coordenação e suporte e ERA-NETs ao abrigo de diversos programas-quadro para a investigação e inovação. Presentemente, esta iniciativa é apoiada pelos projetos JPco-fuND (2014-2019), JPsustaiND (2015-2019) e JPcofuND2 (2019-2023), com fundos do 8.º programa-quadro H2020.