Saltar para o conteúdo principal

18.ª Edição do Prémio L’Oréal Portugal Mulheres na Ciência

As candidaturas à 18.ª edição do Prémio “Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência” abriram hoje, dia 1 de junho, e decorrem até às 17h (hora de Lisboa) do dia 15 de setembro de 2021. O concurso, que é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a L’Oréal Portugal e a Comissão Nacional da UNESCO, realiza-se desde 2003 e já galardoou mais de 50 jovens investigadoras em Portugal.

Este concurso visa atribuir de 4 medalhas de honra, no valor de 15.000 € (quinze mil euros) cada uma, sendo um concurso destinado a todas as mulheres que tenham obtido o grau de doutoramento há menos de cinco anos até à data de abertura do concurso, e que não completem até ao final deste ano mais de 35 anos. Para as candidatas que tenham filhos está previsto o prolongamento do limite da idade, consoante o número de filhos, de 1 ano por cada filho.

O prémio visa apoiar os estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, em universidades ou outras instituições portuguesas de reconhecido mérito no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

Recorde-se que as vencedoras do concurso de 2020 foram Joana Carvalho da Fundação Champalimaud, Margarida Abrantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Inês Fragata do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Liliana Tomé da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.