Saltar para o conteúdo principal

25 anos da criação do MCTES e dos 200 anos do Teatro Thalia

Este ano celebram-se os 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTES). As comemorações oficiais vão ter lugar no próximo dia 17 de junho no Teatro Thalia, monumento que faz 200 anos e cuja data também será assinalada no evento.

As comemorações começam pelas 15h00, com a realização da sessão “Iniciativas ibéricas de investigação e inovação”, que consistirá na apresentação do programa de reforço da cooperação entre a Fundação La Caixa (FLC) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), com o MCTES.

Às 17h00 terá início a conferência “Música, Ciência e Arte: a propósito de Vincenzo Galilei – pelo 500º aniversário do pai de Galileu Galilei”, que será proferida pelo Professor Manuel Pedro Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa.

O programa terminará com uma Gala de Ópera, com curadoria de Filipe Pinto-Ribeiro, que inclui dois grandes nomes da ópera mundial, Anna Samuil, soprano russa e Alfredo Daza, barítono mexicano. Ambos Solistas da Ópera Estatal de Berlim, a famosa Staatsoper Unter den Linden que, desde 1992, é dirigida pelo maestro Daniel Barenboim. Nesta gala serão acompanhados pelo pianista Mathias Samuil e interpretarão árias célebres da autoria de alguns dos maiores compositores do século XVIII, XIX e XX, como Mozart, Donizetti, Gounod, Dvorák e Verdi.

As comemorações contam com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

No contexto das orientações sanitárias e de saúde pública em vigor, a lotação do Teatro Thalia está limitada a cerca de 80 pessoas, pelo que a participação do evento fica restrita a inscrição prévia para o seguinte email: mjose@mctes.gov.pt

A iniciativa será transmitida online via Zoom (link) e Videocast (link). Programa disponível aqui.