Saltar para o conteúdo principal

3.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

As candidaturas à 3.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), promovido pela FCT, abrem hoje e decorrerão até ao dia 26 de fevereiro. O concurso dispõe de 300 vagas para contratos de 6 anos com investigadores doutorados. Os contratos são distribuídos por quatro categorias – júnior, auxiliar, principal e coordenador.

O CEEC Individual é destinado a doutorados em todas as áreas científicas, que pretendam realizar a sua atividade de investigação científica ou de desenvolvimento tecnológico em Portugal, nas instituições que integram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nomeadamente: unidades de I&D, laboratórios do Estado, laboratórios associados, laboratórios colaborativos e centros de interface tecnológicos, infraestruturas de ciência de ciência e tecnologia e também redes e consórcios de ciência e tecnologia.

Na candidatura os investigadores devem indicar qual será a sua instituição de acolhimento e esta deve associar-se à respetiva candidatura no período compreendido entre o 27 de fevereiro e 18 de março de 2020, pois só desta forma a candidatura é considerada completa. A avaliação será realizada por um painel internacional, que terá em conta o percurso científico do candidato com ênfase nos últimos 5 anos, que compõe 70% da avaliação, e o plano de investigação proposto, que corresponde aos restantes 30%. Os contratos serão financiados pela FCT, sendo que os candidatos selecionados no concurso celebrarão o contratado diretamente com a instituição de acolhimento.

O CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento à contratação de investigadores introduzido pela FCT em 2017, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016, que define o regime de contratação de doutorados, destinado a estimular o emprego científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento. No conjunto das duas edições já realizadas, o CEEC Individual já selecionou cerca de 800 investigadores doutorados para celebrarem contratos de trabalho.

Mais informações em CEEC Individual.