Saltar para o conteúdo principal

3 Equipas Portuguesas entre os vencedores do #EUVSVIRUS HACKATHON

Três equipas portuguesas destacaram-se entre os projetos finalistas da #EUVSVIRUS HACKATHON, realizada de 22 a 26 de abril, que contou com a participação de 2160 projetos de 141 países. A iniciativa foi promovida pela Comissão Europeia em estreita colaboração com todos os estados membro da UE e procurou envolver a sociedade civil, o setor público, inovadores e investidores no desenvolvimento de soluções inovadoras de curto prazo, no contexto dos desafios ligados ao COVID-19.

Os vencedores encontram-se organizados por um vencedor geral para cada uma das seis áreas principais  – saúde; continuidade da atividade de negócio; coesão social e política; trabalho e educação à distância; aplicação do digital ao mundo financeiro; e outros –,  um vencedor para cada um dos 37 desafios propostos e ainda dois Vice-campeões para cada desafio.

As equipas portuguesas venceram com os seguintes projetos: ImpactMarket – Open CrowdFinance for Impact, na área de aplicação do digital às finanças; Ed4You, na área de trabalho à distância e educação; e Scifunfamily: Virtual/Online Museum and Science Center tools for the whole family to support parents taking the main educational role, também na área de trabalho à distância e educação.

Segue-se agora a #EUvsVirus Matchathon, que é a fase seguinte e que decorre de 22 a 25 de maio 2020. Desta vez pretende-se dar resposta às necessidades de cada projeto vencedor, considerando os recursos disponíveis por parte de cada estado membro da UE e outros países participantes.

Os projetos vencedores serão também convidados a integrar a Plataforma EIC COVID, que será lançada no final de maio. Esta plataforma pretende facilitar a ligação com os utilizadores finais, como por exemplo hospitais, e fornecer acesso a investidores, fundações e a outras oportunidades de financiamento em toda a UE.

Mais informações em #EUvsVirus Matchathon