Saltar para o conteúdo principal

3ª Edição dos Estágios na NASA

Estão abertas as candidaturas à 3º edição do concurso para a atribuição de Bolsas de Investigação para Estágios na NASA (National Aeronautics and Space Administration of the USA). Serão atribuídas até seis bolsas de estágio, e as candidaturas podem ser submetidas até ao dia 21 de janeiro.

O programa realiza-se ao abrigo de um acordo celebrado em 2016 entre a FCT,  o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a NASA, que permitiu que Portugal integrasse o Programa Internacional de Estágios da agência espacial norte-americana. Podem candidatar-se alunos de nacionalidade portuguesa que estejam a frequentar um doutoramento ou mestrado nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática. As oportunidades de estágio para esta edição englobam 22 projetos da NASA, de entre os quais os candidatos poderão indicar aquele ou aqueles a que desejam concorrer.

Nas duas primeiras edições dos estágios participaram 12 estudantes. Um desses estudantes, Milton Cordeiro – que participou na primeira edição, em 2017, quando estava a concluir o seu doutoramento em Biotecnologia na Universidade Nova de Lisboa –, ao final do estágio recebeu um convite por parte da NASA para continuar a sua colaboração como investigador convidado na agência. Neste momento, está a prosseguir o desenvolvimento de um método de produção, em ambiente espacial, de biossensores para a monitorização cardíaca de astronautas, iniciado durante o estágio.