Saltar para o conteúdo principal

Arquivo.pt: Novas formas de viajar ao passado

No dia 8 de novembro, o Arquivo.pt comemora o seu 10.º aniversário com a realização da iniciativa “Arquivo.pt: Novas formas de viajar ao passado”. O evento assinala o trabalho realizado por este arquivo na área de preservação de informação Web, que no futuro permitirá à sociedade entender como era o passado nesta época cada vez mais digital e multimédia.

O programa do evento conta com sessões onde será possível explorar a trajetória do serviço e conhecer as várias experiências que estes dez anos trouxeram ao trabalho de preservação do património digital português. Entre os palestrantes, destaca-se a participação de José Pacheco Pereira, historiador, e de Lulien Masanès, da Internet Memory Foundation. Têm também lugar vários workshops e será ainda realizado o anúncio do lançamento do prémio Arquivo.pt 2018.

O Arquivo.pt consiste numa infraestrutura que permite pesquisar e aceder a páginas de internet arquivadas desde 1996. Atualmente, dispõe de mais de 52 milhões de ficheiros relacionados com projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D), para além de websites das mais diversas áreas. O principal foco é a preservação de toda informação publicada na internet para fins científicos e académicos. Para tal, desenvolveu-se uma funcionalidade para identificar automaticamente os endereços relacionados com projetos de I&D, que garante que o seu conteúdo seja preservado de forma sistemática. A plataforma dispõe também de um campo para recolha de contribuições da parte dos investigadores, que podem sugerir os endereços dos seus sítios para serem preservados na plataforma (ver: http://arquivo.pt/sugerir).

Mais informações e inscrições aqui