Saltar para o conteúdo principal

Avaliação e Financiamento dos Centros Académicos Clínicos 2022

Após a apresentação de candidaturas à avaliação dos Centros Académicos Clínicos (CAC), que terminou no passado dia 11 de abril, irá realizar-se de 23 de maio a 3 de junho a apresentação pública dos CAC. A apresentação inclui uma discussão com o painel de avaliação, de acordo com o artigo 15º do Regulamento n.º 735/2021 que estabelece os termos da avaliação externa dos centros académicos clínicos. Cada sessão pública de apresentação tem a duração de 90 minutos.

A avaliação externa dos CAC é coordenada pela FCT, que delegou esta avaliação na Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) conjuntamente com a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS), em estreita articulação com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), Direção-Geral da Saúde (DGS) e ouvido o Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos (CNCAC).

Realizada por peritos internacionais, esta avaliação externa procura garantir a avaliação de desempenho, o acompanhamento e o financiamento plurianual dos CAC como estruturas integradas de assistência, ensino e investigação clínica e de translação, que têm como principal objetivo o avanço e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria dos cuidados de saúde prestados à população.

Consulte a agenda das sessões e mais informações na página da AICIB ou através do email cacevaluation@aicib.pt