Saltar para o conteúdo principal

Candidaturas abertas para Estágios Tecnológicos no CERN, ESA, ESO e EMBL

Bepicolombo ESA

A FCT abriu os concursos para a atribuição de 20 bolsas destinadas à realização de estágios tecnológicos em quatro organizações científicas internacionais das quais Portugal é membro, nomeadamente a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), a Agência Espacial Europeia (ESA), o Observatório Europeu do Sul (ESO) e Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL). Os concursos estão abertos até 15 de novembro e podem concorrer portugueses licenciados ou com grau académico superior em início de carreira. 

O programa de Estágios Tecnológicos da FCT  tem como objetivo proporcionar aos candidatos a oportunidade de realizarem formação avançada em organizações científicas internacionais de referência, procurando que os candidatos desenvolvam um plano de formação complementar (on-the-job training) em domínios tecnológicos estratégicos para o aumento da competitividade das empresas portuguesas.

Podem candidatar-se jovens com grau académico de licenciatura ou mestrado, obtidos há menos de 6 anos, e com o grau académico de doutor, obtido há menos de 3 anos. As bolsas a concurso são para formação nas mais diversas áreas científicas, com oportunidades de estágio que vão desde as áreas da engenharia, ciências naturais e informática até às áreas da gestão, transferência de tecnologia e inovação, comunicação e direito. O número de vagas em cada instituição é a seguinte: CERN – 8, ESA – 8, ESO – 2 e EMBL – 2.

Os estágios tecnológicos têm a duração máxima de dois anos e realizam-se ao abrigo dos Acordos celebrados pela FCT com o CERN, a ESA, o ESO e o EMBL.

Mais informações:
Chamada para a Candidatura Bolsas para Estágios Tecnológicos no CERN | Listagem das Áreas de Formação dos Estágios
Chamada para a Candidatura Bolsas para Estágios Tecnológicos na ESA, ESO e EMBL | Listagem das Áreas de Formação dos Estágios

Créditos da imagem: © 2018 ESA (Manuel Pedoussaut)