Saltar para o conteúdo principal

CIÊNCIAVITAE celebrates one year

(Not available in English)

O CIÊNCIAVITAE está de parabéns e os seus utilizadores também. Desde setembro de 2018, já são perto de 21 000 currículos criados. Neste primeiro aniversário da nova plataforma de gestão curricular, passamos em revista alguns números destes últimos 365 dias e também olhamos para o futuro.

Os 20 807 utilizadores da plataforma registaram por mês uma média de 22 320 artigos científicos, 4 112 projetos e 1 060 instituições.

Desde o início de 2019 que os candidatos a financiamento FCT podem escolher associar o seu currículo CIÊNCIAVITAE à candidatura. Desde então, esta associação foi possível em 7 concursos, sendo que 34% dos currículos associados foram currículos CIÊNCIAVITAE.

A nova plataforma de gestão curricular tem sido amplamente promovida através das mais de 59 sessões de apresentação realizadas. A equipa CIÊNCIAVITAE anda pelo país inteiro, há um ano, a percorrer várias instituições em ações presenciais de divulgação da plataforma. Além das 27 sessões presenciais que passaram por 13 cidades, juntam-se as 32 sessões em formato webinar, em português e inglês. Estas ações têm sido bem recebidas junto da comunidade, com uma avaliação de 4,5 numa escala de 1 a 5. Foram mais de 1300 participantes de 111 instituições, e o número vai continuar a aumentar.

O CIÊNCIAVITAE é um currículo único, personalizado, simples, harmonizado e estruturado, alojado em http://cienciavitae.pt. Permite reunir numa só plataforma a informação referente ao utilizador, seja estudante, investigador ou instituição, e que atualmente se encontra dispersa em múltiplas plataformas, como FCT-SIG CV, DeGóis, RENATES, REBIDES, ORCID e RCAAP.

O CIÊNCIAVITAE é desenvolvido pela FCT com base na plataforma DeGóis, em articulação com o quadro técnico e normativo PTCRIS, e pode ser utilizado por todas as instituições nacionais, na área da ciência e ensino superior, que escolham aderir.