Saltar para o conteúdo principal

Colaboração da FCT e ÜberResearch permite aos investigadores adicionarem informação sobre projetos ao ORCID

Durante as últimas semanas a FCT e a ÜberResearch têm envidado esforços no sentido de facilitar a vida aos investigadores financiados pela FCT.

A FCT adotou recentemente um sistema digital que identifica cada investigador – o ORCID iD – como um primeiro passo rumo à criação de um repositório de dados nacional único para investigadores, organizações, infraestruturas científicas, projetos, bolsas e resultados de produção científica, tecnológica e cultural. Este ecossistema integrado de informação permitirá apoiar a gestão da investigação, superando problemas de comunicação e questões de interoperabilidade que os sistemas nacionais (e institucionais) existentes apresentam.

A informação sobre projetos e/ou outros meios de financiamento obtidos são uma componente importante da produção científica, pelo que é possível fazer o registo deste tipo de informação no respetivo perfil ORCID. Contudo, tem-se verificado que, tanto no ORCID como nos repositórios nacionais, a atualização manual de dados sobre projetos é trabalhosa e revela-se ineficaz na criação de uma base de dados fidedigna. A FCT e a ÜberResearch trabalharam em conjunto para resolver este desafio. Conseguiram integrar toda a informação sobre os projetos FCT atribuídos desde 2000 na base de dados global de projetos da ÜberResearch. Com apenas alguns cliques os investigadores têm assim a possibilidade de adicionar a informação sobre os projetos ao seu perfil ORCID.

O ÜberWizward para ORCID permite aos investigadores fazer a importação da informação de outras fontes de financiamento, como o NIH e a NSF nos EUA, ou os Research Councils britânicos e a Wellcome Trust, no Reino Unido, e mais 50 outras agências de financiamento.